terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Premiação do projeto AES Sul na Comunidade- Educar para Transformar

          Ocorreu no dia 14 de dezembro em São Leopoldo a premiação aos estudantes das escolas vencedoras do projeto promovido pela AES Sul na Comunidade-Educar para Transformar. Foram duas instituições vencedoras a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fridolino Kunrath de Ivoti com o projeto intitulado " Dando um destino Certo" e o Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler de Campo Bom com o projeto " Protótipo de estufa ecológica na desidratação de plantas bioativas". Parabéns!
           A turma 12 , com a orientação da professora Leila Horst e auxílio da estagiária Vanessa Graeff, através do projeto de pesquisa " Estufa ecológica" recebeu o prêmio Mobilização de uma Escola Sustentável. É com muita satisfação e alegria que a turma recebe o valor de $10.000,00 que será aplicado na continuidade do projeto que visa a desidratação das plantas bioativas com uma estufa abastecida a energia solar. O Centro Ambiental  recebeu também o  certificado de vencedor da seleção " Mobilização por uma escola sustentável".
Coordenadora  Natalia Braum recebendo o certificado do Centro vencedor de seleção" Mobilização por uma escola sustentável"


Professoras orientadoras recebendo o valor para ser aplicado na continuidade do projeto de pesquisa.                                 

Turma 12 responsável pelo sucesso do projeto.

Equipe acompanhada de pais e responsáveis. 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia da Família no CEMEA

            Ocorreu no dia 17/10/15 no CEMEA um momento de diversão, aprendizagem, troca de conhecimento e reunir família e amigos. Em um primeiro momento a equipe foi apresentada aos pais presentes e em seguida houve a apresentação dos trabalhos de pesquisa das turmas . Ocorreu também um piquenique e um leilão com o objetivo de aumentar o tempo de vida útil









dos produtos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Diálogo Aberto na Semana da Juventude de Campo Bom

         O grupo de adolescentes do Projeto Diálogo Aberto está participando da Semana da Juventude auxiliando a equipe de agentes de saúde, enfermeiras e médicas no Caminho das Surpresas. Os monitores participam contribuindo  nos espaços da Trilha da Sexualidade. Parabéns à equipe pelo empenho e dedicação.
Organização do grupo para os espaços do Caminho das Surpresas.



Equipe de profissionais -agentes de saúde, assistente social e enfermeiras.

Adolescentes percorrendo o Caminho das Surpresas

Hora de compartilhar os conhecimento adquiridos no Projeto Diálogo Aberto.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Biorepelentes

RECEITAS DE BIOREPELENTES



1- AGAVE - Piteira ou Sisal (Agave sisalana Perrine)

5 folhas médias
5 litros de água
Deixar de molho por 2 dias, 5 folhas médias e moídas de Agave e 5 litros água. Aplicar 2 litros desta solução no olheiro principal do formigueiro e tapar os demais para que as formigas não fujam.
Indicações: Saúvas.

2- ALHO

1 pedaço de sabão (aprox. 50 g)
4 litros de água quente
2 cabeças de alho
4 colheres pequenas de pimenta vermelha
Dissolver um pedaço de sabão do tamanho de um polegar (50 gramas) em 4 litros de água.  Juntar 2 cabeças picadas de alho e 4 colheres de pimenta vermelha picada. Coar com pano fino e aplicar.
Indicações: insetos - amplo espectro, repelente, bactérias, fungos, nematóides, inibidor de digestão de insetos e repelente de carrapato.


3- CAVALINHA ( Equisetum arvense L. )
200 g de ramos de cavalinha
10 litros de água
Utilizar 200 gramas de ramos bem secos de cavalinha ( Equisetum arvense )  picada ou moída, mergulhadas em 10 litros de água durante 20 minutos. Coar bem aplicar o líquido no solo e em torno do pé da planta com o auxílio de pulverizador ou regador. Para obter melhor resultado, no dia anterior encharque bem a área em torno da planta. Não aplicar sobre as folhas das plantas nesta concentração.
Indicações: doenças fúngicas, fungos do solo.

4- CRAVO-DE-DEFUNTO

200 g de cravo-de-defunto
1 litro e álcool
Utilizar 200 gramas de planta verde e macerar por 12 horas em 1 litro de álcool.  Diluir este preparado completando para 20 litros de calda antes de pulverizar.
Indicações: repelente de insetos.

5- TIMBÓ - ARRUDA - LOSNA BRANCA – FUMO

50 g de timbó - arruda - losna branca - fumo
50 ml de acetona
900 ml de álcool
Picar o vegetal (apenas um dos citados), misturar com acetona e esmagar. Acrescentar álcool e deixar por dois dias. A cada litro do preparado, colocar 10 a 15 litros de água e pulverizar.
Indicações: lagartas, pulgões, trips e ácaros.

6- FUMO
20 cm de fumo de corda
0,5 litro de água
Cortar 20 cm de fumo de corda e deixar de molho durante 1 dia em 0,5 litro de água. No caso de ataque de pragas, misture 3 a 5 colheres (de sopa) dessa mistura com 1 litro de água e pulverizar o mais breve possível. Não guarde essa mistura por mais de 8 horas, pois sendo a nicotina volátil, o produto preparado perde o seu efeito. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Indicações: pulgões e cochonilhas, grilos, vaga-lumes.

7- Cinza vegetal

1 Kg de cinza vegetal
1 Kg de cal
100 litros de água
Repouse a cinza na água por 24 horas, após coe e misture a cal, pulverizando logo em seguida.

Indicações: combate a lagartas e vaquinhas.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PAIVA, A. F. de. É bom conhecer o cultivo de plantas medicinais. Fortaleza, EMATER-CE, 1995. 28p. (EMATER-CE. Informações técnicas, 56).
SILVA & DORILEO (1988), PAIVA (1995). Associação Riograndense de empreendimentos Rurais e Assistência Técnica e Extensão Rural. (1982
STOLL, G. Proteccion Natural de cultivos (baseada em Recursos Locales en el Tropico y Subtropico. Weikersheim: Margraf, 1989., MISEREOR., AGRECOL., Gaby STOLL.
ZAMBERLAN, A. F. & FRONCHETI, A. Agricultura Alternativa: Um enfrentamento à agricultura química. Passo Fundo: Ed. P. Berthien. 1994. 167p.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A chuva deu uma trégua e a horta agradece

Após um mês de chuvas, os monitores da turma 21 puderam finalmente ajudar na horta do CEMEA, que já estava ficando tomada de ervas daninhas. Os alunos estavam muito empolgados, pois estavam embelezando a horta que sera visitada no próximo dia 15, quando acontecerá a feira de produtos orgânicos, aqui mesmo no CEMEA.

Monitores logo no início da limpeza da horta
Horta após a limpeza dos monitores

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Diálogo Aberto: momento de vivências e questionamentos.

           O projeto Diálogo Aberto reúne-se quinzenalmente a fim de responder às principais dúvidas dos adolescentes monitores do CEMEA. É o momento no qual os monitores expõem seus questionamentos e então as orientadoras ( a professora e a enfermeira) através das dinâmicas e do diálogo buscam soluções para lidar com as questões trazidas pelos mesmos.
Dinâmica com balões intitulada: Dividindo os Problemas


Reflexão após a dinâmica

O grupo em suas rodas de conversa faz uso de diversos materiais informativos

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Palestra na EMEF Princesa Isabel e EMEI Princesinha

      Aconteceu na Semana do Meio Ambiente na EMEF Princesa Isabel  para os pais e comunidade em geral a palestra sobre Hortas Urbanas com a professora Leila Horst. Houve a apresentação do projeto VerdeSinos à comunidade, constituição da Bacia Sinos e como Campo Bom está inserida nela. Também obtiveram informações sobre as hortas em espaços urbanos; história da agricultura, cultivo de subsistência, convencional , agroecológico e os tipos de canteiros. A comunidade interagiu em todo momento da conversa. Foi muito gratificante.
Apresentação do projeto Posse Responsável

Professora Leila Horst na palestra

 Integrantes envolvidos na palestra 

Apresentação do grupo de dança da Escola

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Semana do brincar no CEMEA

      A brincadeira não só diverte como também educa as crianças. Ao brincar, elas podem desenvolver capacidades e habilidades.
     " Brincar é direito fundamental da criança! A brincadeira amplia o imaginário e estimula seu desenvolvimento" Revista Pais e Filhos

Jogo de pega varetas: muita concentração e estratégia.

Vamos ver quem tem boa memória!?

Que alegria para percorrer a trilha ecológica.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Visita da EMEI Tico-tico

No dia 25/05, os amiguinhos da EMEI Tico-tico vieram aqui para o CEMEA para aprenderem com o professor Mateus, os alunos aprenderam sobre plantas presentes na horta, sobre chás e plantas medicinais e sobre a piramide dos alimentos. No final do atendimento ainda foi observada parte da zooteca do espaço.
Alunos vendo a horta orgânica do CEMEA.
Professor Mateus explicando o relógio do corpo humano.
Piramide dos alimentos.
Alunos arrumando a piramide dos alimentos.
Aluna observando exemplares da coleção da zooteca.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Festa da Família Primeiros Passos

No último sábado ocorreu a festa da família da EMEI Primeiros Passos, na festa, a equipe de monitores do CEMEA, composta pelos alunos Alexandre, Arthur e Maria Gabriela, foi convidada para representar o espaço, mostrando partes da zooteca e auxiliando em observações com microscópio. Foi um momento muito acolhedor e divertido.

Aluna Maria Gabriela explicando sobre a zooteca.
Aluno Alexandre auxiliando na visualização por microscópio.
Professor Mateus mostrando exemplares da zooteca para visitantes.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia do índio

A turma 12 trabalhou o dia do índio. Sua cultura, em especial a arte.





Urucum é uma planta muito usada pelos índios para pintar seu corpo. Essa planta também é usada na culinária.
Eis a planta do Urucum, a flor tem uma belissima estrutura.
Pintura no rosto do nosso colega .


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Diálogo responde...

          Como ocorre quinzenalmente às quintas-feiras de tarde o grupo de monitores se reuniu dia 16 de abril  a fim de debater sobre questões relacionadas à saúde dos adolescentes. O encontro iniciou com uma dinâmica sobre  a qual fez-se uma reflexão, em seguida então foram respondidas as perguntas que foram colocadas na caixa no encontro passado. Neste momento surgem mais dúvidas que são respondidas pela enfermeira Caren M.Leindecker e pela professora Leila Horst. A caixa de perguntas fica presente na sala para que os alunos continuem colocando suas dúvidas.
Explicando a dinâmica

Respondendo às questões.



Caixa de perguntas ao centro.

terça-feira, 14 de abril de 2015

CEMEA NA FESTA DA VIDA

          Aconteceu sábado das 9 horas até 15 horas no Parque Arno Kunz ( Parcão) a 14ª edição da Festa da Vida-Cuidando da Família .O espaço ambiental estava demonstrando os projetos realizados pelos monitores e junto a isso ocorreu a venda de produtos ecológicos como plantas bioativas, sal temperado,biscoitos caseiros, sabões e sabonetes.
Explicação ao público sobre os projetos desenvolvidos no CEMEA. 

Visitantes observando os animais com auxílio de lupas

Venda de produtos orgânicos como plantas bioativas e sal temperado .

Uso das lupas para mostrar animais de menor escala

Visitantes fazendo observações nas lupas